domingo, 18 de abril de 2010

A corrida de quem arriscou


A corrida em Xangai fez valer dispensar o sono. A presença da chuva foi decisiva pra uma corrida bem movimentada, com muitas ultrapassagens e mudanças constantes nas posições. Se deu bem Jenson Button, que conseguiu sua segunda vitória em quatro corridas, com uma estratégia pra lá de ousada.

Bastou os carros partirem para a volta de apresentação e as primeiras gotas de chuva começaram a cair. Na largada, já com chuva fraca, Fernando Alonso deu um salto da terceira posição para se tornar o líder, mas pra isso ele precisou queimar a largada e logo o dedo de Charles Waiting, diretor de prova, apontou que a esperteza de Alonso seria punida com uma passagem pelos boxes.


Já nas primeiras voltas começou a dança dos pit stops. Como todos saíram com pneus lisos, muita gente correu para trocar por pneus intermediários, mas como a pista não estava completamente molhada, teve quem esperou mais um pouco e resolveu arriscar continuar com os slicks. Foi o caso de Rosberg, as duas Renaults e a McLaren de Button, que começou aí a conquistar a vitória. Quem trocou os pneus teve de voltar pra os boxes 3 voltas depois. A chuva não apertou e não havia água suficiente pra precisar de pneus intermediários. Saber as posições a essa altura era algo complicado.

Os ponteiros depois das primeira mudanças de pneu eram aqueles que resolveram não trocar no começo. O líder a essa altura, Nico Rosberg, chegou a colocar mais de 40 segundos no quinto colocado. Algumas voltas depois a chuva apertou e mais uma vez as posições se embolaram. Todo mundo nos boxes novamente pra colocar pneus intermediários. Rosberg errou, saiu da pista e Button tomou a liderança. Daí ele não saiu mais.



Antes da metade da corrida um toque de Alguersuari em Bruno Senna fez o safety car entrar na pista, acabar com a vantagem dos ponteiros e colocar todo mundo em fila. Quando o carro de segurança saiu, Lewis Hamilton começou um show a parte. O inglês saiu literalmente passando o rodo e ultrapassando todos. Shumacher que lhe deu um trabalho na ultrapassagem, mas não conseguiu segurar o inglês. De 11º ele foi parar em 2º. Completando o pódio, Rosberg, com sua Mercedes, ficou em terceiro.

Fernando Alonso chegou em quarto. O espanhol teve uma boa recuperação, mas a custo de uma ultrapassagem polêmica sobre Felipe Massa, seu companheiro na Ferrari. Alonso passou por Massa na entrada dos boxes, quase jogando o brasileiro para fora da estreita pista e fazendo Massa ter que esperar Alonso terminar o seu pit stop para que o brasileiro pudesse fazer o seu. A Felipe restou a 9ª posição.

Kubica soube se aproveitar bem da chuva e conseguiu segurar sua Renault na quinta posição. Atrás dele vieram Vettel, Petrov, outro azarão da chuva, e Mark Webber, da RBR. Shumacher, que não fez uma boa corrida, fechou a zona de pontuação, em décimo, logo atrás de Massa. Barrichello chegou a estar por vários momentos na zona de pontuação, mas a Williams não ajudou e ele terminou em 12º. Bruno Senna terminou em 16º e Di Grassi abandonou no começo da corrida.

Button é o novo líder do campeonato com 60 pontos. Rosberg tem 50, em segundo, e é seguido por Alonso e Hamiltom com 49 cada um. Vettel é o quinto, com 45 pontos e Massa o sexto, com 41.

Nenhum comentário: