sábado, 3 de abril de 2010

Muita chuva e um bom treino em Sepang


O treino classificatório para o GP da Malásia, em Sepang, aconteceu às 5 da manhã deste sábado. A forte chuva que caiu durante o treino, aliviando somente em alguns momentos, deixou o grid, digamos, um pouco diferente do esperado.

Tudo começou com um erro feio de estratégia na Ferrari, quando atrasou a saída de seus carros no Q1 esperando que a chuva, que começou antes pouco antes do treino, fosse passar. A chuva não passou e, na verdade, aumentou. Resultado: Massa e Alonso não conseguiram fazer tempo suficiente nem para passar para o Q2 e vão largar em 21º e 19º. "Houve um erro de todo mundo. Na verdade, começou a chover antes, e a gente ficou olhando a chuva. Parou um pouco de chover, e era a hora certa de sair. A hora que a gente saiu também era certa, mas começou a chover forte de novo", tentou justificar Felipe Massa em entrevista à TV Globo. O mesmo erro foi cometido pela McLaren com Hamilton. Ele larga em 20º e o companheiro, Jenson Button, que não conseguiu segurar o carro na pista e foi parar na brita, larga em 17º.


No Q2, sem parte dos favoritos, foi hora daqueles que geralmente são coadjuvantes pegarem seu lugar na super pole. Além das duas RBR e as duas Mercedes, foram também para o Q3 os dois carros da Williams e Force India e ainda a Renault de Kubica e a Sauber de Kobayashi.

A chuva ficou mais forte e o treino foi interrompido por alguns minutos, na volta, restando 7 minutos o dono da escolha certa foi Mark Webber, que escolheu pneus intermediários e acabou colocando mais de 1 segundo sobre o segundo colocado no treino, Nico Rosberg. Vettel, Sutil, Hulkenberg, Kubica, Barrichello (brasileiro melhor colocado), Shumacher, Kobayashi e Liuzi completam as 10 primeiras posições.

Aos outros dois brasileiros, Senna e Di Grassi, couberam as duas últimas posições, suas equipes não conseguiram qualquer melhora.

A previsão para a corrida, que acontece às 5 da manhã do domingo, também é de chuva. Apesar do pole position ser o favorito, com a pista molhada muita coisa pode mudar.

Nenhum comentário: