domingo, 30 de maio de 2010

Deu MacLaren na Turquia das brigas internas

Teve dobradinha no final do GP da Turquia de Fórmula 1, mas dessa vez não foi da RBR e sim da McLaren. Hamilton foi o vencedor e Jenson Button completou a dobradinha, que foi possível graças à lambança cometida por Vettel quando tentava ultrapassar seu companheiro de equipe Mark Webber. Na sede pelo primeiro lugar Vettel ignorou que estava disputando com o parceiro de RBR, eles se tocaram e sobrou pra Vettel que saiu da corrida, enquanto Webber caiu pra terceira posição.


Diferente de boa parte das últimas corridas, a brigas dessa vez foram mais constantes e pelas primeiras posições. As McLaren estavam especialmente rápidas. Na largada Hamilton, que saiu em segundo, perdeu a posição para Sebastian Vettel mas logo tratou de recuperar e partir pra cima de Webber. Mas com uma falha da equipe no primeiro e único pit stop de Hamilton, o inglês perdeu a segunda posição para Vettel. Mais uma vez estava montada a dobradinha da RBR.

Teria sido mais um trunfo da equipe líder do campeonato, não fosse o exagero do seu piloto mais novo. Quando Vettel partiu para ultrapassagem encima de Webber forçou a tomada e acabou tocando no carro do companheiro. Os dois saíram da pista, mas só Webber voltou depois e, com a vantagem que tinha, conseguiu ficar ainda na terceira posição. Para Vettel restou sair do carro chamando o companheiro de louco e voltar até os boxes. Lá vem polêmica na RBR...




Mas como a corrida não foi (ainda que parecesse) só de quatro carros... Em quarto chegou Schumacher, à frente do companheiro Rosberg que terminou em quinto. Robert Kubica, da Renault, foi o sexto e Felipe Massa, depois de uma corrida discreta, terminou em sétimo. Alonso, companheiro de Massa na Ferrari, chegou em oitavo depois de ter largado em 12º.

Barrichello terminou no 15º lugar, Bruno Senna abandonou, com problemas, menos de 10 voltas antes da corrida terminar e Di Grassi finalizou na última posição, em 20º.

Na luta pelo campeonato, Webber é agora líder isolado com 93 pontos. Atrás vem Button com 88, Hamilton com 84 e Vettel, com 78. Felipe Massa é o quinto, ao lado de Kubica, com 67 pontos.

domingo, 16 de maio de 2010

RBR "dobra" em Mônaco e vai para o topo da tabela


Vettel largou em terceiro, mas tratou de tomar a segunda posição de Kubica logo na largada e acompanhou o companheiro e pole position Mark Webber até o final da corrida em Mônaco. Dobradinha da cheia de fôlego RBR, que agora assume a liderança do campeonato de pilotos e de equipes.

As RBR's não tiveram nada que as impedisse de chegar na frente. Se largar na ponta do grid já é "meio caminho andado" nas ruas apertadas do circuito de Mônaco, durante a corrida foi só administrar a vantagem, também, do carro superior. Sebastian Vettel deixou a Renault de Kubica para trás logo na largada para ir em busca da dobradinha.



Alonso, que largou dos boxes e parecia ter a corrida perdida antes de mesmo da largada, deu o que podemos chamar de "o pulo do gato" quando trocou os pneus logo na segunda volta e foi até o final sem mais passar pelos boxes. Resultado: o espanhol pulou de último para sexto, mas terminou em sétimo depois de uma ultrapassagem polêmica de Schumacher nas últimas voltas, com bandeira amarela. A manobra está sob investigação.

Felipe Massa terminou no mesmo lugar onde começou, o que não é nada incomum neste circuito. O brasileiro, agora em quinto no mundial, com 61 pontos, terminou em quarto, à frente de Hamilton, Schumacher, Alonso e Rosberg, em oitavo.

Barrichello não teve sorte. Depois de ter largado muito bem e saído da nona para sexta posição, o brasileiro perdeu 4 posições com uma parada pra troca de pneus ruim da equipe e, algumas voltas depois bateu forte devido a uma quebra na suspensão do carro. Os outros brasileiros, Senna e Di Grassi, não conseguiram terminar a prova.

Agora, Webber e Vettel lideram a disputa no mundial de pilotos com 78 pontos cada. Webber é o primeiro pois tem uma vitória a mais. Alonso, com o proveito que teve da corrida, conseguiu ficar perto dos líderes e está em terceiro, com 73 pontos.

sábado, 15 de maio de 2010

No finalzinho, deu RBR mais uma vez

Mark Webber vai largar na frente na corrida mais charmosa da Fórmula 1. Quando parecia que a hegemonia da RBR nos treinos classificatórios seria quebrada o australiano fez uma bela volta no final do treino e manteve a marca da equipe em todas as pole positions disputadas nessa temporada.

Robert Kubica deu provas de sua qualidade e colocou sua Renault na segunda posição. Depois dele estão Vettel, Massa, que não aproveitou bem o bom momento do carro, Hamilton, Rosberg, Schumacher, Button e, em nono, Rubens Barrichello.

O treino já começou sem Fernando Alonso. O espanhol não pôde participar do treino classificatório pois depois de uma batida no treino livre, pouco antes do classificatório começar, teve o chassi de seu carro danificado e não havia tempo suficiente para remontar a máquina A decepção para ele e para a Ferrari foi ainda maior pois as chances eram boas. O carro da Ferrari conseguiu bom acerto para o circuito e poderia brigar pelas primeiras posições no grid.



Felipe Massa vinha muito bem até o final do Q2, conseguindo bons tempos e disputando a primeira posição com Kubica. No Q3 o brasileiro não conseguiu mais ir tão bem e acabou terminando na quarta posição.

O treino foi bom para Rubens Barrichello. Rubinho conseguiu colocar sua Williams no Q3, o que já foi um bom resultado e ainda ganhou mais uma posição, encabeçando a quinta fila., na nona posição. Ainda reféns dos seus carros, Di Grassi larga em 21º e Bruno Senna em 22º.

Corrida em Mônaco sempre tem um atrativo especial e é promessa de boa corrida.

domingo, 9 de maio de 2010

Fila indiana na Espanha e a soberania de Webber

Não fosse pelo pneu de Lewis Hamilton ter estourado a duas voltas do final da corrida, ter tirado o inglês da segunda posição na pista e de uma possível liderança no campeonato, o GP da Espanha teria terminado com índice de emoção no zero. Quando alguém mudava de posição era por culpa das paradas para troca de pneus. Na pista, eram todos em fila, com Webber liderando do início ao fim.

As novas regras da Fórmula procuram valorizar a capacidade do piloto, mas quando o traçado não ajuda não dá pra fazer milagre em prol da beleza do espetáculo, pior ainda se não aparece a chuva... Na Espanha, a pista já é famosa por oferecer dificuldades em ultrapassagens, e foi assim mais uma vez.

A RBR ocupou a primeira fila na largada, mas a dobradinha não aconteceu pois mais uma vez os problemas apareceram no carro de Vettel. Havia algo de errado na roda traseira esquerda do carro do alemão que o fez perder posições para Hamilton e Alonso, mas com a saída de Hamilton no final da prova Vettel chegou em terceiro.

A segunda posição caiu no colo de Fernando Alonso. O espanhol corria em casa pela primeira vez com a Ferrari e a sorte ajudou. Primeiro ele ganhou a posição de Vettel, e, depois, a duas voltas do fim, a de Hamilton.

Felipe Massa chegou em sexto depois de ganhar duas posições na largada. O brasileiro perdeu mais uma no seu confronto interno com Alonso e precisa se reabilitar pra não deixar a diferença aumentar na tabela no campeonato.

Shumacher conseguiu, enfim, chegar a frente do companheiro Rosberg na Mercedes. O alemão mais velho chegou em quarto depois de ganhar a posição de Button que demorou nos boxes e chegou atrás de Shumacher, em quinto. Já o companheiro de Shumacher, Rosberg, vítima de um erro do mecânico na troca de pneus nem chegou à zona de pontuação.

O brasileiro de melhor desempenho foi Barrichello. Depois de largar em 17º ele ganhou 5 posições na largada e mais 3 nas trocas de pneus. Com a saída de Hamilton, Barrichello chegou em nono. Senna abandonou uma volta depois da largada e Di Grassi terminou entre os últimos.

A classificação do mundial embolou. Button segue líder com 70 pontos, Alonso em segundo com 67 e Vettel em terceiro com 60. Webber subiu de oitavo para quarto, com 53 pontos. Massa está em sexto, com 49 pontos, atrás de Rosberg, com 50 e empatado com Hamilton, também com 49.

Já tem Fórmula 1 no próximo final de semana, na tradicional Mônaco.