quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Será que isso dá certo?!

Dessa vez são os treinos classificatórios que podem ter seu formato modificado. As mudanças nas regras para os treinos que definem posições para a largada serviriam para fazer com que os pilotos, de fato, mais rápidos, e não os mais leves, estejam na melhores posições do grid.
É verdade que em muitos treinos o que acabou decidindo o pole position não foi a qualidade ou rapidez do piloto, mas sim a quantidade de combustível que ele tinha no tanque. Com a nova proposta esse "problema" seria resolvido. Porém, não necessariamente a idéia que está em julgamento é a melhor solução para a questão.
O que a Fota (Associação das equipes) propõe é que os 20 carros entrem na pista ao mesmo tempo e com a mesma quantidade de gasolina; ao final de casa volta o pior tempo seria eliminado. Depois de 14 voltas, restariam apenas 6 carros, os quais voltariam para os boxes para colocar um novo jogo de pneus e iriam para uma superpole, novamente com a mesma quantidade de combustível. Além disso, a pole valeria um ponto e bonificação em dinheiro para o piloto.
A mudança é polêmica, afinal pode gerar outros problemas. O que parece é que "radicalizaram" ao tentar tornar os treinos mais competitivos. Mas as alterações ainda precisam da aprovação da FIA para serem confirmadas.

Nenhum comentário: