domingo, 18 de outubro de 2009

Festa inglesa no Brasil

O piloto mais feliz em Interlagos não estava no pódio. Nem o mais triste. Button juntou muita sorte, oportunismo e vontade e sai do Brasil já campeão mundial de Fórmula 1. Ao único brasileiro nas pista, depois de uma pole position emocionante, restou amargar muito azar, ainda que ele diga não acreditar nisso, e um nada agradável oitavo lugar.

As primeiras curvas depois da largada foram um verdadeiro caos. Kovalainen bateu em Fisichella, Sutil se enroscou com Trulli e ao voltar pra pista ainda bateu em Alonso tirando ele da prova. O safety car entrou e Button já estava na nona posição, quando ele saiu o inglês partiu pra cima, ultrapassou Nakajima e Grosjean e já era o sétimo colocado.

Barrichello largou bem, garantiu a primeira posição mas mesmo estando mais leve não conseguiu abrir vantagem para Webber e Kubica, logo atrás dele. Depois da primeira parada o brasileiro cai de rendimento e perde duas posições. Nesse momento iam-se embora a vitória em casa e as chances de continuar na briga pelo campeonato. Barrichello era terceiro e Button já era sexto.

Depois da segunda rodada de pit stops Barrichello perde mais uma posição, agora para Hamilton, que só parou uma vez. E como se já não bastasse o brasileiro é obrigado a parar mais uma vez, faltando apenas 8 voltas para o fim. Desta vez a pedra no sapato era um pneu furado e Rubinho cai para oitavo, posição em que terminou a corrida. Com Vettel terminando em quarto, Barrichello tem até o vice-campeonato ameaçado e o que resta a ele para buscar em Abu-Dhabi.

Com a parada de Barrichello, Button termina a corrida em quinto e cantando "We are the champions" no rádio. O inglês conquistou, com uma corrida de antecedência, o título da temporada. Com sorte ou não (mas não foi só sorte), a Fórmula 1 já tem seu campeão em 2009. E o título de construtores ninguém mais tira da Brawn também.

Nenhum comentário: